Dissertações de mestrado defendidas por membros do Grupo de Estudos Territoriais.

 

Nessa página você pode visualizar as dissertações produzidas por pessoas que compõem o Grupo de Estudos Territoriais. Para obter mais informações sobre cada trabalho e/ou fazer o seu download, basta clicar no link correspondente e você será direcionado para a página do arquivo. A fim de organizar a sua procura, as dissertações foram organizadas por ano de publicação. Boa leitura!

 

  • 2017

André de Marais - Do veneno à instiga, da dependência à recuperação: a espacialidade de tratamento de dependência química e a elaboração de identidades dos meninos em tratamento na Comunidade Terapêutica Marcos Fernandes Pinheiro, Ponta Grossa – PR.

  • 2016

Mayã Polo de Campos - Mulheres Vítimas de Violência Sexual e os Significados de suas Experiências Corporais e Espaciais: Teu Corpo é o Espaço Mais teu Possível.

William Hanke - Espaço, Interseccionalidades e Vivência cotidiana gay na cidade de Ponta Grossa, Paraná.

  • 2015

Tamires Regina Aguiar de Oliveira Cesar - Produção científica geográfica e gênero. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão do Território) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CESAR, 2015)

Adelaine Ellis Carbonar dos Santos - Espaço Escolar, Homossexualidades e prática discursiva docente em Ponta Grossa, Paraná.

Caio Shigueharu Kataoka - Transformações e permanências de símbolos residuais culturais de Nikkeys no Norte do Paraná

Vinicius Cabral - Espaço e morte nas representações sociais das travestis e transexuais femininas. (CABRAL, 2015)

  • 2013

Heder Leandro Rocha - Espaço ‘espiado’: o uso de crack instituindo espacialidades vivenciadas por adolescentes do sexo masculino em Ponta Grossa - Paraná (ROCHA, 2013)

Fernando Bertani Gomes - “Cenas embaçadas”: A relação entre as espacialidades vivenciadas por jovens do sexo masculino e a morte por homicídio na cidade de Ponta Grossa - PR (GOMES, 2013)

  • 2012

Luciane do Rocio Moura Martins - Representações sociais da mulher brasileira no contexto da recente imigração internacional entre Brasil e Portugal: um análise por meio do youtube. (MARTINS, 2012)

  • 2011

Juliana Przybysz - Articulando os espaços público e privado: transformações das espacialidades vividas por mulheres responsáveis pelo domicílio, após a dissolução conjugal na cidade de Ponta Grossa - Paraná (PRZYBYSZ, 2011)

Karina Eugenia Fioravante O espaço carcerário e a reestruturação das relações socioespaciais das mulheres infratoras na cidade de Ponta Grossa - PR (FIORAVANTE, 2011)

  • 2010

Rodrigo Rossi - "Malucos da quebrada": territórios urbanos a complexidade espacial cotidiana dos adolescente homens em conflito com a lei em Ponta Grossa - Paraná (ROSSI, 2010)

  • 2009

Alides Baptista Chimin Jr - O espaço como componente da vulnerabilidade aos atos infracionais desenvolvidos por adolescentes do sexo masculino em conflito com a lei em Ponta Grossa – Paraná (CHIMIN JUNIOR, 2009)

  •  2008

Marcio Jose Ornat - Território da prostituição e instituição do ser travesti em Ponta Grossa – PR (ORNAT, 2008)